Espaço Mulher

Refrigerantes zero e diet não ajudam a emagrecer, pelo contrário: fazem engordar

refrigerante diet 400x800 0117

Bebidas sem açúcar ou diets costumam entrar na alimentação de quem está de dieta ou de quem quer ser mais saudável. Mas um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade de Pelotas e do Imperial College Longe, uma universidade inglesa, mostra que elas não diferem em nada das versões originais quando o assunto é peso corporal.

Bebidas dietéticas não ajudam a emagrecer

De acordo com o estudo, as bebidas sem açúcar – tanto os refrigerantes, quanto os sucos industrializados e os isotônicos – não ajudam a emagrecer ou previnem o ganho de peso.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de revisar diversos estudos que analisaram a associação entre as bebidas artificialmente adoçadas e perda de peso e observar que seus resultados eram inconclusivos. E ainda: eles descobriram que a probabilidade de haver algum resultado positivo era maior em estudos financiados por marcas de bebidas artificialmente adoçadas.

adocante engorda 400x800 0117

E ainda podem te engordar

Apesar da presença de adoçantes artificiais no lugar do açúcar e da pequena quantidade de calorias contida neles, existe a preocupação de que os adoçantes artificiais desencadeiem uma reação cerebral para que você coma. Isso porque eles estimulam receptores que detectam o sabor doce. Em outras palavras, ao sentir o sabor do açúcar, seu cérebro fica “esperando” pelo componente, que nunca chega. Assim, ele te estimula a ir atrás do açúcar para saciá-lo.

Assim, essas bebidas que possuem poucas calorias e podem levar à alimentação excessiva, em consequência, contribuem para o surgimento de obesidade e diabetes tipo 2.

Alternativas ao adoçante

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *